Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto    facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Curso de ateno sade de pessoas em situao de rua: inscries abertas para tutores

Data de publicao: 16/07/2018


A qualificao profissional oferecida em nvel de formao continuada (para nvel bsico e superior), na modalidade a distncia com encontros presenciais.


Estão abertas as inscrições para tutores do curso de Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua (com ênfase nas equipes do Consultório na Rua - eCR). Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas, 8 delas para aproveitamento imediato e 12 para eventual convocação a partir das necessidades do curso. A qualificação profissional é oferecida em nível de formação continuada (para nível básico e superior), na modalidade a distância com encontros presenciais. As inscrições vão até o dia 9 de agosto e devem ser feitas exclusivamente via internet, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível em http://inscricao.ead.fiocruz.br/528. 
 
O objetivo do curso é qualificar equipes multiprofissionais, em especial os profissionais que atuam nas equipes dos Consultórios na Rua (eCR), para a atenção integral às pessoas em situação de rua, em consonância com as diretrizes técnicas e políticas propostas para esta estratégia; bem como contribuir para a articulação em rede entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas), visando ampliar e qualificar o acesso de pessoas em situação de rua à atenção necessária; e ainda formar “profissionais-multiplicadores” de boas práticas na atenção integral mencionada.
 
O curso situa-se na interface das diretrizes técnicas e políticas formuladas para a atenção integral às pessoas em situação de rua, e o cotidiano dos serviços relacionados à atenção em pauta (tal como experimentado por profissionais e usuários desses serviços). A metodologia empregada enfatiza atividades feitas que pressupõem a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, mediado pelo professor/tutor ao longo do curso.
 
O curso está estruturado em três Unidades de Aprendizagem que abordam os seguintes temas: território e redes; gestão do processo de trabalho; e cuidado à população em situação de rua. A formação terá carga horária total de 196 horas, sendo previstas 140h à distância e 56 horas de forma presencial. A duração prevista do curso é de oito meses. O componente à distância será desenvolvido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e para o componente presencial estão previstos três encontros presenciais. 
 
As turmas serão constituídas por alunos com diferentes inserções profissionais, cujo objetivo é fomentar a prática de trabalho compartilhado e integrado nos territórios de atuação.
 
Para mais informações sobre o curso, acesse:
 
Edital de seleção de tutores
Aditivo de retificação do edital de seleção de tutores referente a “vagas” e “seleção e resultados”. 



Com informações Informe ENSP

 

 


Fonte: - Autor(es): -